• Sage

Importação: obtendo produtos e vantagens

Com a integração dos mercados resultante da mundialização da economia, tornou-se mais recorrente às empresas a discussão de tópicos como a importação de mercadorias. A importação consiste no ato de trazer um produto ou serviço de outro país para o nacionalizar, através de processos burocráticos ligados à Receita. Apesar da atividade ter se tornado mais comum, ela ainda gera muitas dúvidas naqueles que não tem experiência com o processo por terem crescido apenas em contato com o mercado nacional ou naqueles que ainda estão se desenvolvendo e a procura de formas mais eficientes de se obter lucro. A Sage – Soluções Globais pode te ajudar nisso com o nosso serviço de prospecção de fornecedores, mas antes abordaremos características e fatos sobre a execução de importações e sobre como elas pode ser benéficas a você e ao seu negócio!



Maior diversidade de produtos


O mercado de consumo brasileiro é muito extenso, tendo quase 210 milhões de habitantes. Tendo em vista o grande número de pessoas, a importação de produtos é muito importante para oferecer aos consumidores aquilo que está de acordo com seus mais diversos gostos, tamanhos, necessidades, condições financeiras e vontades. Os fabricantes brasileiros, em parte das vezes, não fabricam determinados produtos com grande variedade, ou até mesmo quantidade que supra as necessidades da população brasileira. Muitas vezes, um produto que não possui grande demanda acaba sendo difícil de ser encontrado e possui valor elevado. Dessa forma, são comumente mais encontrados com valores melhores quando importados.


Um exemplo, são os produtos importados da China, que vão de eletrônicos, roupas, joias, produtos para pele, maquiagem, utensílios para o lar, peças automotivas, brinquedos, papelaria e mais uma infinidade de tipos de produtos, os quais podem ser encontrados nas mais diversas cores, tamanhos, preços, fragrâncias, estampas, materiais, entre outros.


Muitos brasileiros e empresas compram de sites como Alibaba, AliExpress, Shopee, Wish e muitos outros com o objetivo de encontrar esses produtos com maior variedade. Devido ao fato do Brasil ser um grande consumidor dos produtos chineses, a China oferece diversas comodidades para que a operação se realize: muitos dos sites citados possuem tradução para a língua portuguesa e não necessitam que a compra seja feita por cartão de crédito internacional, podendo ser concluída até mesmo por boleto bancário.



Maior margem de lucro



Além da maior variedade de produtos, uma outra vantagem de se importar está nos baixos preços encontrados nos produtos de fora com relação aos produtos nacionais, principalmente quando comprados em grandes quantidades, como é feito por inúmeros lojistas.


Com preços mais baixos, muitos empresários buscam comprar os produtos internacionais para revendê-los no mercado brasileiro e, assim, obter uma maior margem de lucros se comparado com a revenda de produtos nacionais. Com maiores lucros, a empresa pode investir em outras áreas, como a contratação de novos profissionais, comunicação e marketing.


Crescimento de mercado



Todas as empresas, sejam elas grandes ou microempresas, possuem potencial de importar produtos de todos os tipos e valores, desde elásticos até máquinas. Como já mencionado, os produtos importados aumentam as opções para os consumidores e, no caso de empresas que os revendem, como lojas, além de alcançar um público consumidor maior, obtêm mais lucros devido aos valores dos importados serem, na maior parte das vezes, reduzidos em relação aos produtos nacionais. Com uma gama maior de consumidores e com maiores lucros, as empresas conseguem maior chance de aumentarem seu sucesso e obterem maior espaço no mercado, destacando-se entre suas empresas concorrentes. Sendo assim, a prática da importação pode ajudar a alavancar o nome da empresa no mercado.


Menos fatores para se preocupar


Produtos processados vendidos no mercado internacional obedecem um padrão de mínimo de qualidade que atenda o consumidor final, de forma a não exigir investimentos extras para se assegurar a eficiência, durabilidade ou apelo ao consumidor desses produtos. Além disso, com base no ponto já mencionado de disponibilidade de produtos elaborados a partir de novas tecnologias.

Cargas tributárias impactam menos certos setores


Apesar de as barreiras alfandegárias geralmente estipularem impostos mais pesados para produtos importados do que para produtos produzidos nacionalmente, a incidência desses impostos sobre o preço de mercado baixo do produto compensa em um menor preço final do que se obteria na produção nacional. Quanto mais barato for o produto, menores serão as incidências desses impostos de importação e maior será a discrepância entre os preços finais.


Alta disponibilidade de ofertas de produtos


Devido a grande incidência de ofertas, a falta de opções geralmente é um cenário raro no mercado internacional. Diversos países competem no fornecimento de variados insumos e produtos industrializados a preços competitivos e com uma qualidade padronizada. Seja para se importar produtos agrícolas e pecuários de produção insuficiente no Brasil, como o leite de vaca, ou seja na importação de produtos industrializados de tecnologia indisponível nacionalmente, ter-se-á a disponibilidade de tratados comerciais e diplomáticos que historicamente servem de base para estímulo do contato com outros mercados parceiros mais comuns. No caso brasileiro, países como China, Estados Unidos, Holanda, Argentina e Chile têm sido parceiros históricos quanto a importação de produtos na nossa Balança Comercial.


Tecnologia de ponta


Hoje em dia, muitas das novidades que surgem nascem no setor de tecnologia e, em razão disso, países desenvolvidos conseguem promover mais inovações, desenvolvendo novos produtos. É vantajoso importar esses equipamentos, considerando as limitações tecnológicas de nosso país e também para mostrar aos clientes sua capacidade de inovação.


Mais um detalhe: onde esses itens são lançados primeiro?


Nos maiores mercados, que também costumam ser mais receptivos às novidades, além de possuírem um maior poder de compra.


Ou seja, trabalhar com uma tecnologia superior a um preço competitivo garante um diferencial importante, pois não existe nada que um cliente valorize mais do que a combinação de preço, tecnologia de ponta, inovação e qualidade.


Fornecedores competitivos


Por meio de mercados internacionais é possível alcançar empresas altamente disponíveis, com elevada capacidade produtiva e com grande diferencial tecnológico. O resultado são produtos e serviços com preços e qualidade diferenciados, que agregam valor e elevam a competitividade de seus negócios.


Diferencial



Com equipamentos de última geração, produtos de alta qualidade e preços competitivos, seus negócios passarão uma imagem de dinamismo e de competência. O marketing de sua empresa será beneficiado pelas importações. Mas não são apenas a tecnologia e a inovação que garantem um diferencial, pois sua reputação como revendedor também é superior. Em muitos casos, as pessoas geralmente pensam que os produtos importados são superiores, mesmo que isso não seja totalmente verdade, entretanto o ato de importar mercadorias transmite confiabilidade ao seu negócio e a você, contribuindo para sua reputação no mercado.


Portanto, apesar dos desafios de se inserir no comércio exterior, pode-se ver que as possibilidades de ganhos com a importação podem ser muito benéficas e, se planejadas corretamente, tendem a ser ainda mais efetivas. Seja para ofertar produtos inovadores, para se ter maior controle de qualidade ou aumentar a margem de lucros, a importação é uma forma de conhecimento do mercado internacional que com o tempo agregará conhecimento ao seu processo de planejamento. Para isso, você pode contar com os serviços de Prospecção de Fornecedores e Análise Estratégica de Mercado da equipe da Sage – Soluções Globais!

9 visualizações

Quem somos?

Contato

(14) 3414-9629

Av. Higino Muzi Filho, 737 - Mirante, Sala 20, Marília - SP

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social