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Sua empresa está pronta para a internacionalização?


Conforme já abordado em nossos conteúdos anteriores, a internacionalização pode ser uma ótima oportunidade para a sua empresa crescer e obter maiores lucros. Há diversas vantagens em se inserir no mercado internacional, mas essa não é uma tarefa fácil. A sua empresa está pronta para a internacionalização? Neste conteúdo do nosso blog, separamos alguns questionamentos que a sua empresa precisa fazer ao pensar na possibilidade de se expandir para o restante do mundo. Veja abaixo as perguntas que você precisa fazer para se internacionalizar e entenda cada uma delas. Caso as respostas sejam positivas, faça contato conosco e se jogue para o mundo! Mas, se algumas delas forem negativas, não desanime! Você pode aprimorar a sua empresa para que ela internacionalize em breve e lembre-se: a Sage está aqui para te ajudar a cumprir seus objetivos!



A Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) elaborou um “Guia Básico para Exportação de Serviços”, com dicas para empresas interessadas em exportar (ou oferecer para estrangeiros no Brasil) produtos e serviços. Neste guia, estão presentes oito dúvidas que você deve responder para saber se já está pronto para exportar. Se a maioria das respostas for afirmativa, você está seguindo um bom caminho para alcançar clientes ao redor do mundo:

1) Sua empresa possui um serviço ou intangível que é comercializado com sucesso no mercado doméstico?

2) Sua empresa possui ou está preparando um plano de marketing internacional, com objetivos e estratégias definidos?

3) Sua empresa possui capacidade produtiva suficiente para se comprometer com o mercado externo?

4) Sua empresa possui recursos financeiros para atender ativamente com seus serviços os mercados externos almejados?

5) A administração da empresa está comprometida em desenvolver mercados externos, é capaz e possui o objetivo de dedicar pessoas, tempo e recursos a esse processo?

6) Sua empresa está comprometida em prover aos clientes internacionais o mesmo nível de serviços oferecidos a seus clientes domésticos?

7) Sua empresa possui capacidade técnica para adequar o produto a regulamentos de importação e preferências culturais de outros mercados?

8) E, por fim, sua empresa tem conhecimento dos mecanismos de pagamento de exportação, como, por exemplo, o desenvolvimento e negociação de cartas de crédito?


Produto escalável



Para validar se seu produto é escalável, responda a duas perguntas:

1. “Meu produto atende necessidades do mercado internacional?”

2. “Minha empresa tem capacidade produtiva para atender mais clientes?”

Se você respondeu sim para as duas perguntas, a próxima fase é mapear se há barreiras de entrada ou legislação específica a qual teria que adequar para adentrar no mercado alvo escolhido.

Possuir um produto escalável e devidamente adequado para poder entrar no país escolhido é um dos fatores mais importantes para começar sua internacionalização e facilitará ainda mais o processo de inserção no mercado exterior. Se ainda não possui um produto escalável, a Sage - Soluções Globais pode te ajudar com isso através de seus projetos de Tradução e Estudo para Regulamentação de Embalagens!


Time poliglota



Com a perspectiva de inserção em mercados estrangeiros também deve vir a necessidade de se elaborar uma equipe de gestão e planejamento capacitada para tal. Não ter funcionários com conhecimentos linguísticos e culturais adequados sobre um mercado-alvo pode gerar campanhas publicitárias menos efetivas ou até mesmo inefetivas.

Além disso, a falta de conhecimento idiomático pode causar problemas relacionados à adequação do produto às normas internacionais de comércio e de saneamento e também às normas sanitárias que, geralmente, compõem as barreiras não-tarifárias de outros países. Por isso, desenvolver um time de funcionários que se adequem a essas necessidades pelos conhecimento linguísticos e culturais, pode representar um fator essencial para o sucesso na sua inserção no mercado internacional.


Capital disponível



Apesar de informações serem de extrema importância para as etapas de planejamento, elas também são relevantes para a execução. Avaliar e elaborar os métodos de transporte e produção podem ser fatores que desempenham grande impacto no seu capital disponível. Os custos do processo podem ser amenizados através da análise de fatores característicos tanto do mercado-alvo, quanto do mercado nacional.

Analisar um perfil do mercado-alvo dando enfoque a questões como estabilidade econômica, política e preços da concorrência geralmente é o método mais eficiente de se determinar os preços de produtos antes de investir seu capital. Além disso, fatores como custo de transporte em território nacional e no país de origem serão, provavelmente, os principais custos fixos que enfrentará em uma exportação. Por conta disso, ele deve ser um dos enfoques no planejamento de gastos. Com esses detalhes em mão, fica mais fácil determinar se possui o capital necessário para iniciar um investimento do tipo no exterior.


Experiência com exportação


A exportação é uma atividade que requer planejamento, o qual, se bem elaborado, pode ser recompensado com ganhos econômicos que dificilmente seriam alcançados no mercado nacional. Entretanto, para isso o conhecimento é fundamental. Sem ter os detalhes dos processos necessários, das características intrínsecas do seu próprio produto e do mercado-alvo almejado, dos possíveis acordos que poderiam ser firmados com clientes estrangeiros no tocante a logística da produção e do transporte ou das normas nacionais do nosso país e do país-alvo quanto às execuções de atividades relacionadas à exportação e à importação de produtos. Somente quando esses fatores estão satisfeitos, pode-se ter mais segurança na elaboração de campanhas e métodos, sejam eles publicitários, produtivos ou de transporte, mais eficientes. Dessa forma, caso tenha o interesse em descobrir estes tipos de informação conheça os serviços da Sage - Soluções Globais de Análise de Mercado, Prospecção de Fornecedores e Estudo para Regulamentação de Embalagens!


Convite de potencial cliente


Caso a sua empresa já mantenha contato com clientes de diferentes partes do mundo, você pode ser chamado para atender em outros países. É uma ótima oportunidade para expandir os seus negócios, conhecer possíveis clientes internacionais e se inserir em diferentes mercados. Caso você não possua um cliente que te proporcione tal fato, é só procurá-lo! É uma boa ideia participar de fóruns e eventos, sobretudo os internacionais, em que a sua empresa se encaixe para que, assim, você terá mais contato com outras empresas do ramo, potenciais clientes e também fará uma exposição maior da sua empresa, apresentando-a para várias pessoas. Há também outras formas de se buscar contato; faça prospecções, busque mostrar seus produtos e serviços e as vantagens de te contratar.


Variáveis do mercado internacional



Diversas são as variáveis do mercado internacional que podem tanto te ajudar quanto te prejudicar no processo de internacionalização. Então, segue abaixo uma lista das principais variáveis que podem influenciar as etapas.


Custos


Os custos podem impedir uma exportação se não forem analisados com cautela. O mercado externo pode, muitas vezes, exigir preços menores, características diferentes do produto, fornecedores com qualidade e preços diferentes.

Além disso, também precisam ser analisados no seu custo demandas externas de maior automação, processos de produção mais competitivos, desenhos mais inovadores. Será necessário adequar, por exemplo, embalagens.


Preço


Será necessário conhecer a estrutura de custos da exportação, de logística, de importação e de comercialização do produto no país de destino.


Câmbio


A flutuação das taxas de câmbio podem tornar o produto mais ou menos competitivo. Sendo assim, será necessário um monitoramento contínuo da variação do câmbio nos países para os quais se deseja exportar.


Cenários internacionais


É preciso acompanhar o desenvolvimento das economias dos principais países com um importante potencial de negócios para a exportação da empresa, além de acordos internacionais, fluxos de comércio, entre outras coisas, para identificar as melhores regiões do mundo em termos de competitividade.


Logística


Conhecer a fundo a estrutura de custos, desde o armazém da empresa até o destino final, é essencial para que o produto seja competitivo. Uma logística mal feita pode atrapalhar – e muito – o seu processo de exportação.


Política alfandegária


Cada país tem procedimentos específicos nas alfândegas e os entraves no processo de exportação podem ser enormes se não se conhecer bem a “mecânica” das alfândegas.


Cultura


As diferenças culturais dos países, seja na negociação ou no consumo, podem impedir o sucesso do seu negócio.


Legislação


Leis existentes no país de destino podem inviabilizar o seu comércio exterior e você precisa estar atento.

São exemplos de legislações que precisam ser conhecidas a fundo: legislação de importação, de marcas e patentes, de proteção do consumidor, de contratos internacionais e trabalhista. Estes são alguns exemplos de regulamentos que podem criar sérias barreiras se não forem estudadas a fundo com especialistas no assunto.

Se algumas respostas forem negativas para a internacionalização de sua empresa, não se desespere! Há vários pontos pelos quais você pode começar para mudar esse cenário. A Sage - Soluções Globais pode te ajudar com inúmeros problemas, ajudando a planejar sua internacionalização, como verificar se o produto ou serviço que você pretende oferecer é um produto escalável. Fazemos adequações de embalagens, traduções, seleções de mercado alvo e a análise estratégica de mercado. Venha nos conhecer!

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